República Checa com crianças

Para quem viaja com filhos pequenos, a República Checa tem muita diversão para a garotada nos jardins zoológicos, parques, museus e centros científicos. Confira as dicas do departamento de turismo do país:

Aventuras nos zoológicos
O Zoo Praga, considerado um dos mais bonitos do mundo em 2015 pelos usuários do portal TripAdvisor, tem superfície total de 58 hectares, floresta da Indonésia e 12 pavilhões com elefantes, pinguins, gorilas, entre outros. O trenzinho ou teleférico facilitam o movimento pelo zoológico para famílias com pequenos e não tão pequenos.

Para crianças com interesse especial pela África, vale visitar a Dvůr Králové com a maior coleção de animais africanos na Europa. Também pode-se realizar a rota ‘Offroad Safari’, que se realiza de maio a setembro quando o ‘Africa Truck’ sai para o campo no por do sol Serengeti para ver de perto zebras e outros animais.

Também é muito popular o Jardim zoológico de Zlín (Morávia Central). Já o zoológico mais antigo da República Checa fica ao norte do país, em Liberec, onde é possível admirar os tigres brancos. E o Jardim Zoológico de Plzeň (a sudoeste de Praga) logo celebrará cem anos.

Em abril foi aberto o parque Mirákulum (a de 45 minutos de Praga em carro) e que oferece aos pequeninos a oportunidade de contato direto com a natureza através de muitas atividades (mini zoológico interativo, campo de jogo florestal, trampolins, balanços, arvorismo ou corredores subterrâneos).

Parques de diversões
Em Plzeň, a atração é a Techmania, parque científico-técnico visitado por mais de 250.000 pessoas no ano passado. Crianças e adultos descobrem aqui os segredos dos oceanos e do universo e as curiosidades da química, geologia ou astronomia no popular observatório astronômico.

Outros centros dedicados à ciência e à tecnologia estão em Liberec, Brno (Sul da Morávia) e Ostrava (Norte da Morávia, Silésia). O centro em Liberec, iQlandia e iQparque, são adequados aos pequenos com atividades muito divertidas no âmbito científico. Em Brno fica o centro de ciência Vida! As crianças aprendem como se preparam as noticias de um telejornal, como é lançadaa uma raquete de hidrogênio ou como se suspende a própria sombra. Por fim, em Ostrava está o Mundo da Tecnologia (techniky Svet), localizado em Dolní Vítkovice, um local de complexa e interessante arquitetura. Ele possui duas partes, o Grande Mundo da Tecnologia (Velký Svet techniky) dedicado a descobertas, e o Pequeno Mundo da Tecnologia (Malý Svet techniky), com uma longa lista de invenções.

Uma boa pedida para as crianças são os parques aquáticos cobertos

Uma boa pedida para as crianças são os parques aquáticos cobertos

Todos na água
Para as crianças que adoram água e para não depender dos dias de tempo bom, a pedida são os parques aquáticos cobertos. O maior mundo aquático da República Checa fica em Praga, no Aquapalace. Outros centros que valem a pena são o centro Babylon de Liberec, inspirado nos contos de Julio Verne, o centro Aqualand Moravia perto da zona viticultora de Pálava, e o Aquaforum, parque em Františkovy Lázně, na região dos famosos balneários tchecos.

Trens
Crianças gostam de coisas diferentes e para aqueles que amam trens a recomendação é visitar o Reino das Ferrovias aberto desde 2009 que, graças aos seus modelos, é um dos maiores deste tipo na Europa Central e do Leste.

Em Praga está o Museu Lego, coleção privada do jogo de construção mais popular do mundo

Em Praga está o Museu Lego, coleção privada do jogo de construção mais popular do mundo

Já em Praga está o Museu Lego, coleção privada do jogo de construção mais popular do mundo. Inclui cerca de 2.500 modelos únicos construídos de cubos de Lego, incluindo o Castelo de Praga, o Museu Nacional e a Ponte Carlos.

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle