Para formar novos talentos

Academia Internacional de Cinema (AIC) lança Curso Técnico de Atuação para Cinema e TV, com início em 5 de março, na unidade do Rio de Janeiro

A Academia Internacional de Cinema (AIC) abre as inscrições para seu Curso Técnico de Atuação para Cinema e TV, com início em 5 de março na unidade do Rio de Janeiro, com duração de dois anos. Na unidade de São Paulo, a escola aguarda Parecer de aprovação do Processo de Autorização junto ao CEE (Conselho Estadual de Educação), é possível fazer a pré-inscrição. Há promoção de 20% de desconto para as primeiras turmas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O curso traz exercícios práticos e atua em doze projetos cênicos gravados em set de filmagem profissional, com orientação individual de alguns dos melhores atores e diretores do Brasil, permitindo ao aluno desenvolver sua técnica, habilidade e criatividade na prática, com grande fundamentação teórica. “Utilizamos toda nossa expertise de mais de uma década no ensino de cinema e audiovisual agora com foco na atuação. Afinal, o cinema não existe sem bons atores”, afirma Flávia Rocha, diretora de comunicação da AIC.

No Rio de Janeiro, o curso tem coordenação de Pedro Freire e Isadora Ferrite e, em São Paulo, de Vanessa Prieto. Pedro Freire é famoso por suas incursões no cinema e na TV Globo e a atriz Isadora Ferrite tem 22 anos de carreira e já fez cerca de 30 peças e algumas participações em cinema e televisão, estando atualmente na novela global Deus Salve o Rei. Em São Paulo, o curso tem coordenação da atriz, escritora, produtora e roteirista Vanessa Prieto, que foi indicada ao prêmio Candango de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelo longa-metragem “Falsa Loura” (2007), de Carlos Reichenbach. O curso foi autorizado no ano passado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, e está em fase final de aprovação pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, inscrições podem ser feitas normalmente, mas aguardam confirmação de data.

O Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV da Academia Internacional de Cinema (AIC) propõe exercícios em sala de aula e doze projetos cênicos gravados em set profissional com todo o aparato cênico indispensável em gravações: luz, cenário, câmera adequada a cada tipo de filmagem, som e equipe técnica. Por meio do contato constante com os diferentes departamentos e funções audiovisuais, o aluno desenvolve sua competência e técnica exigidas no meio audiovisual.

Ao final de cada Projeto de Criação Cênica o aluno passa por uma entrevista individual e exclusiva com o professor orientador que faz o seu Mapa Formativo, discriminando pontos que precisam ser mais trabalhados e desenvolvidos, permitindo que se ajuste a performance para as próximas práticas. Além de assistir e corrigir seu desempenho na tela durante todo o curso o aluno ainda recebe as doze cenas gravadas para compor seu videobook profissional. Ao final do curso o aluno recebe o Diploma de Técnico em Atuação para Cinema e TV e pode solicitar seu registro profissional (DRT) junto aos órgãos competentes.

A Academia Internacional de Cinema (AIC), escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi fundada em 2004 pelo cineasta americano Steven Richter, pela jornalista brasileira Flávia Rocha e pelo administrador Adriano Diniz, tendo como sócio também o documentarista e professor Julio Wainer. A escola oferece mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da ideia à distribuição, com cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, além de dois cursos técnicos de formação profissional: Filmorks – Técnico em Direção Cinematográfica, e Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV.

Uma lista completa de professores e cineastas convidados pode ser visualizada no www.aicinema.com.br