A música não para em Franklin (EUA)

Localizada próxima à famosa Nashville, a pequena cidade realizará o Pilgrimage Festival em setembro

O cantor e compositor de country e bluegrass, Chris Stapleton, durante apresentação no Pilgrimage Music & Cultural Festival

O cantor e compositor de country e bluegrass, Chris Stapleton, durante apresentação no Pilgrimage Music & Cultural Festival

 A cidade de Franklin, a 27 km de distância de Nashville, no coração do estado do Tennessee (EUA), não é só conhecida pelo passado sangrento, durante a Guerra Civil Americana, quando mais de 50 mil soldados da União e do exército confederado se enfrentaram em seu território, com mais de 9 mil mortos. Hoje é mais conhecida pelos shows quase diários em seus bares e casas de espetáculos e principalmente por festivais muito concorridos da música americana como o Pilgrimage Music & Cultural, que acontece este ano nos dias 24 e 25 de setembro.

Público durante o último festival em Franklin

Público durante o último festival em Franklin

O Pilgrimage é um evento que reúne diferentes estilos de música americana, com os melhores artistas de country music, rock, blues, indie e outras tribos. Já recebeu, por exemplo, Steven Tyler (Aerosmith), Dr. John, Willie Nelson, Weezer, Cage the Elephant e até convidados estrangeiros, como Jimmy Cliff. Na edição de 2016, o elenco de estrelas inclui Beck, Grace Potter, Violent Femmes, Daryl Hall & John Oates, The Arcs, Margo Price, Blind Pilot, Brothers Osborne, Son Little, entre outros.

Assista a um vídeo da edição 2015 do festival:

Franklin é uma espécie de xodó dos fãs da música americana – citada até na revista Rolling Stone – por sua mistura de cidade bucólica (de 70 mil habitantes) e de agitos musicais em seus diversos espaços – uma alternativa diferente à grandiosidade de Nashville, berço da música country.

A charmosa Main Street, centro de compras, restaurantes e diversão de Franklin

A charmosa Main Street, centro de compras, restaurantes e diversão de Franklin

Situada dentro do Condado de Williamson, é visitada por turistas interessados na grande batalha da Guerra Civil, por suas construções e sítios históricos, como Lotz House, Carter House e Carnton Plantation. Mas a badalação está na charmosa avenida central, a Main Street, que foi nomeada como “Great American Main Street” pela instituição governamental National Trust for Historic Preservation.

A bela Main Street compreende 16 quadras das melhores lojas de roupas, livros e presentes do estado, como Philanthropy, Jondie e Haven, além de lojas de antiguidades como The Second Avenue Antiques District, Scarlett Scales, Riversid e Arbor Antiques. Há também respeitáveis galerias de arte, como a Gallery 202. A avenida oferece ainda o melhor da culinária sulista dos EUA como os restaurants Gray’s, Puckett’s, Red Pony e Cork & Cow.

A Main Street tem também seu próprio festival no mês de abril, quando a cidade chega a receber 120 mil visitantes durante dois dias repletos de shows musicais, artesanato e gastronomia.

Músicas por todos os cantos
Por ser a cidade-celeiro de cantores e compositores, Franklin oferece música ao vivo quase todas as noites em seu centro histórico e arredores dentro do condado de Williamson. O Franklin Theatre, um prédio estilo art deco dos anos 1930 e revitalizado após reforma com investimentos de US$ 8,7 milhões, recebe shows de artistas consagrados como Sheryl Cow, Keb Mo, entre outros.

Fachada do Franklin Theatre

Fachada do Franklin Theatre

O Puckett’s Gro. & Restaurant, do centro de Franklin, se destaca não só por oferecer a melhor comida da cidade – ranqueada em guias como uma das melhores churrascarias do país – mas por ser palco de apresentações dos melhores artistas do Tennessee de quarta a sábado assim como o outro Puckett’s, no vilarejo de Leiper’s Fork, um mercado-restaurante com ótimos shows noturnos de country e rock.

Ótima oferta de restaurantes em Franklin

Ótima oferta de restaurantes em Franklin

 

Degustação de vinho com música
Outra atração que vale a pena em Franklin é a vinícola de Arrington com a proposta “Music in the Vines” ao fins de semana, aliando música ao vivo – e ao ar livre, em meio a colinas e vinhedos – com degustação de vinhos premiados no sul dos EUA. Em 2016, foi considerada a melhor vinícola do Tennessee durante a New York International Wine Competition e pertence ao cantor de country music, Kix Brooks, em sociedade com o produtor de vinho Kip Summers e o empresário John Russell.

A bela vinícola de Arrington oferece degustação de bons vinhos ao ar livre

A bela vinícola de Arrington oferece degustação de bons vinhos ao ar livre

Natureza
Além de atrações musicais e compras, Franklin oferece passeios por belas paisagens rurais e também está na região do Natchez Trace Parkway, o oitavo parque nacional mais visitado dos EUA, com 1.149 km quadrados de área verde.

Para hospedagem em Franklin e mais informações, acesse http://visitfranklin.com/

Franklin - publico 2

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle