Abav: turismo cresce 5% no ano

A avaliação é do presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, resultado endossado pela presidente da Braztoa, Magda Nassar. Os dois consideram o crescimento pequeno, mas bom diante da crise atual.

O movimento no primeiro dia, acima do esperado, surpreendeu os organizadores da edição 2016 da Abav Expo

O movimento no primeiro dia, acima do esperado, surpreendeu os organizadores da feira

O turismo brasileiro deverá crescer 5% em vendas de pacotes até o final do ano – resultado pequeno, mas positivo diante da crise. A avaliação foi do presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, durante a coletiva de imprensa da 44ª Abav Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa, que está sendo realizado até a próxima sexta (dia 30/9) no Expo Center Norte (SP). “Esse crescimento é pequeno, mas positivo, por outro lado, em um ano de crise; outro setores estão sofrendo ainda mais”, afirmou Bull. Magda Nassar, presidente da Braztoa, endossou a avaliação e complementou que o setor está vindo de um primeiro semestre muito ruim. “O setor começou a respirar e já está vendo a crise pelo retrovisor”, disse a dirigente.

Magda lembrou ainda que, apesar de 2015 aprofundar na crise político-econômica, as operadoras Braztoa, entidade que concentra as maiores do País e vende 90% dos pacotes de lazer, faturaram R$ 11 bilhões e embarcaram 5 milhões de passageiros no ano passado – enfatizando que 60% dos gastos ocorreram no mercado interno brasileiro.

Ao avaliar os números do evento de 2016, Edmar Bull considerou que a entidade passou o objetivo prévio e já tinha atingido o recorde de 24.173 profissionais inscritos e 7,5 mil inscrições no Congresso Abav de Turismo, na Vila do Saber. “Tivemos ainda mais de mil passageiros inscritos nas caravanas de agentes. E, com mais de 12 mil visitantes no primeiro dia de feira, tivemos de imprimir mais mapas (da exposição)”, acrescentou.

Bull destacou também o projeto tecnológico Hackaton, de parceria entre Abav e Braztoa, com mais de 128 jovens inscritos e que trará como legado para o setor um novo aplicativo, até o final do evento. Outra novidade foi o lançamento do novo portal da Abav Nacional, que integra todos os hotsites das 27 Abavs estaduais e que inaugura o Censo Big Data Abav, com coleta de dados analíticos das agências a cada mês, alimentando o mercado com pesquisas mais atualizadas. A Abav conta hoje com 2.975 associadas em todo o País.

A programação do evento prossegue hoje e amanhã com destaques:

Dia 29/9 – Quinta-feira
No dia 29/09, das 13h às às 13h50, na arena Inovação, “Start Ups como plataformas criativas para o turismo” é o tema da palestra que será conduzida por Bruno Talevi. Das 14h00 às 14h50, na Arena Segmentação, a palestra “Posicionamento de Mercado? Como não ser mais um!”, ministrada por Gabriela Otto.

Das 15h00 às 16h30, na Arena Tecnologia, Mesa Redonda discute o tema Tendências em gestão de viagens corporativas. Rubens Schwartzmann (Abracorp); Antonio Augusto Cruz (Suzano Celulose e Papel); e Sidney Lima Filho (Reserve) são os debatedores, com moderação do presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull (ABAV).

Aviso: transferência de local
Devido à grande procura antecipada, a palestra conduzida por Ricardo Amorim e patrocinada pela LATAM precisou ser transferida da Vila do Saber para a Sala Cantareira, 2º andar do Expo Center Norte. A data (hoje, 29/9) e o horário (das 18h30 às 19h30) permanecem inalteradas. Tema: “Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?”.

Dia 30/9 – Sexta-feira
Das 13h00 às 13h50, na Arena Segmentação, várias palestras serão realizadas sobre temas como “Turismo LGBT no Brasil – dificuldades a serem ultrapassadas”, conduzida por Franco Reinaudo.

Na Arena Gestão, destaques para palestras como “Cliente elevado a Rei – Serviços Prime”, das 14h00 às 14h50,apresentada por Charles Calmucci, assim como a Mesa Redonda, das 15h00 às 16h30, sobre o tema “Conciliação é a melhor solução nos conflitos com os consumidores?”, com a participação de Marcelo Oliveira (Abav Nacional) e Roberto Pasqualin (Conima) como debatedores, e a mediação de Rose Larrat (Abav Nacional), ratificam a importância dos serviços prestados pelas agências de viagens que apostam na qualificação e na constante atualização de profissionais dedicados à satisfação das necessidades e superação das expectativas de seus atuais e virtuais clientes – pessoas físicas e jurídicas.

Mais informações no site da Abav Expo em http://www.abavexpo.com.br

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle