Alimentos termogênicos

Nutricionista aponta quais as melhores escolhas para favorecer a dieta

Durante o processo de emagrecimento é comum o uso de substâncias e alimentos que ajudam a emagrecer mais rapidamente. Embora, nenhum desses alimentos ou substâncias sejam capazes de fazer uma grande diferença sozinhos, aliados a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada podem beneficiar a perda de peso. Desta forma, o nutricionista Igor Oliveira, do Hapvida Saúde, listou cinco alimentos que podem colaborar durante o regime.

1) A pimenta possui uma substância que aumenta o gasto de energia e pode facilitar a perda de peso. A capsaicina, substância presente na pimenta, pode aumentar a “queima de gordura”. O condimento pode ser adicionado em saladas, molhos e carnes.

2) Chá verde é um estimulante metabólico natural que pode aumentar sua oxidação de gordura. Ingerido durante o dia com cautela, seu consumo não é tão recomendado próximo ao horário de dormir, podendo causar insônia.

3) O gengibre pode ajudar no acréscimo da taxa metabólica, aumentando o gasto de energia e gordura durante o dia. O seu consumo pode ser feito em sucos, refeições, in natura e até em molhos.

4) O corpo possui uma temperatura ideal e ao ingerir água gelada, ele tende a aumentar o estado interno para regular a condição da água. Isto eleva o gasto energético do corpo, embora não seja muito significante.

5) O café contém uma substância chamada cafeína que possui a capacidade de aumentar a lipólise e o consumo de gordura como fonte de energia. Sua ingestão também não deve ser abusiva e recomenda-se evitar próximo ao horário de dormir.

Embora estes alimentos citados acima apresentem um potencial termogênico, segundo Oliveira, vale ressaltar que o emagrecimento é multifatorial e depende de vários fatores, como, a alimentação, a prática de exercícios físicos, estresse, qualidade do sono e balanço hormonal. “Então, utilize as dicas de alimentação como algo a mais e não como o foco principal para emagrecer”.