Aplicativo rastreia músicas em 500 rádios

A dificuldade para um músico – iniciante ou não – emplacar sua música nas paradas de sucesso nas rádios é enorme. Depois dessa etapa, a segunda maior dificuldade é acompanhar as rádios e saber onde e quando sua música está sendo tocada. Sem essa informação, ele não poderá quantificar o valor dos direitos autorais. Uma startup brasileira criou essa solução: o Audio Monitor AirPlay (www.audiomonitor.com.br), que varre mais de 500 rádios brasileiras, sete dias por semana, 24 horas por dia.

“Vamos oferecer ferramentas que identificam qualquer execução musical. Estas informações tornam ações de divulgação e promoção mais estruturadas”, comenta Tibor Yuzo, diretor de operações da Audio Monitor. O serviço é inédito no mundo e seus fundadores já avaliam seu lançamento em outros países.

Tela do aplicativo Audio Monitor AirPlay

Tela do aplicativo Audio Monitor AirPlay

O Audio Monitor AirPlay procura execuções das músicas do artista por meio de streamings de centenas de rádios espalhadas pelo Brasil. Hoje, o único serviço comercial de execução musical monitora pouco mais de 130 rádios. “Esse tipo de amostragem não é suficiente para representar o Brasil, um país de nuances muito particulares”, explica Yuzo.  O objetivo do Audio Monitor AirPlay é ajudar artistas, empresários, executivos de gravadoras e titulares de direito autoral em seus negócios e no gerenciamento e planejamento de suas carreiras artísticas, além de empresas que utilizam a música como trabalho. A partir das informações regionais, é possível descobrir quais regiões não têm shows ou presença do artista.

Para exemplificar tudo isso, os criadores do aplicativo fizeram um teste com músicas da cantora Anitta. Para ver em quais pontos do Brasil as faixas de sucesso  “Zen” e “Show das Poderosas” estão tocando, basta acessar a demo www.audiomonitor.com.br/pressworks e preencher o cadastro. As funcionalidades atuais incluem: relatórios 24 horas por data, música, rádio, locais, gráficos analíticos, visualização integrada com o Google Maps em tempo real, parada musical completa, filtros variados e exportação para PDF e Excel. Os valores para adquirir o Audio Monitor AirPlay partem de R$ 300. Em 2014 serão lançados aplicativos para as plataformas iOS e Android.

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle