Aromaterapia ajuda paciente com Alzheimer

Tratamento pode ajudar tanto os pacientes com essa doença quanto seus cuidadores a atravessar os momentos difíceis

O Mal de Alzheimer é uma das doenças mais devastadoras do cérebro e atinge mais de 35 milhões de pessoas pelo mundo. Segundo Sâmia Maluf, aromaterapeuta e aromatóloga, a aromaterapia pode ajudar tanto os pacientes com essa doença quanto seus cuidadores a atravessar os momentos difíceis dessa trajetória. “Imagine sua mãe chamando você de mãe ou nem sequer a reconhecendo. Ou, então, achando que a salada é um objeto de decoração; que foi roubada quando, na verdade, escondeu seus pertences e não sabe onde os colocou; não conseguindo voltar para casa numa simples ida até à padaria… Tudo isso acontece no caso de Alzheimer e nunca estamos preparados”, diz Sâmia.

Ela usa a ciência que, por meio dos óleos essenciais puros, trata mente e corpo para contornar situações-limite que envolvem os doentes e também para evitar que novas crises ocorram. “Com a aromaterapia, vai-se percebendo uma redução nas crises de estresse que envolvem os pacientes de Alzheimer porque há maior equilíbrio das emoções. Tenho percebido que o paciente gosta de receber a aromaterapia e anseia por ser cuidado – e isso faz bem também ao cuidador, que sente resultado no tratamento que está aplicando”, explica.

Sâmia Maluf aconselha a aplicação dos óleos essenciais puros em inalações, compressas, banhos, loções e massagens. Para cada situação, há um Óleo Essencial puro indicado ou uma sinergia – mistura de óleos essenciais puros. Ela recomenda o uso dos seguintes óleos nas situações que se apresentam:

Raiva (para acalmar): ylang-ylang
Raiva não expressa: alecrim
Ansiedade: bergamota
Apatia: patchouli e alecrim
Depressão: sálvia esclaréia e gerânio ou 10 gotas de cada óleo essencial (mistura), que são: bergamota, gerânio, grapefruit, laranja, vetivert e ylang-ylang
Tendências suicidas: sálvia esclaréia
Insônia: Manjerona, ylang-ylang, lavanda e laranja
Letargia: cipreste
Medo: gerânio e/ou junípero
Baixa autoestima: grapefruit
Perda/Luto: cipreste
Estresse mental: todos os cítricos (laranja, limão e outros), lemongrass, capim santo
Para relaxamento: lavanda, bergamota, ylang ylang
Estimulante: hortelã pimenta, hortelã do Brasil, campim santo
Estresse: manjerona, lavanda, laranja, ylang ylang
Choque emocional: use 10 gotas de cada óleo essencial (mistura), que são: limão, neroli e olíbano

Formas de utilização dos óleos:

1) Inalação – Respirar o óleo essencial direto do frasco ou pelo difusor. Você pode aplicar uma gota de Óleo Essencial em um lenço e dar ao paciente para segurar e inalar quando necessário. Pode, ainda, ser aplicado na gola de um pijama, no travesseiro ou no lençol. Aromas podem ser diluídos e pulverizados sobre guardanapos na hora das refeições. Toda vez que a boca do paciente for limpa, será inalado o aroma. Podem ser utilizados, também, através de vapor, na hora do banho, ou usado em uma toalha como uma tenda, especialmente quando há problemas respiratórios ou de congestionamento. O difusor pode ser elétrico, de velas, ou anéis de luz. Pode-se também colocar numa panela de água fervente o conteúdo dos óleos permitirá que o vapor chegue suavemente ao rosto, enquanto inalado.

2) Compressas – Umedeça um lenço com água morna, adicionando algumas gotas do seu óleo essencial. Embrulhe frouxamente ao redor do pescoço, para fins de inalação ou envolva a parte do corpo que precisa de atenção. Alguns pacientes têm a pele muito fina e não devem usar diretamente na pele.

3) Banheira/chuveiro – Aumentar os efeitos da experiência de banho, escurecendo as luzes e acendendo velas. Você pode até mesmo aquecer as toalhas e colocar algumas gotas da mistura escolhida como um colar ao redor do pescoço, um manto no paciente para inalação após o banho. Prepare um banho agradavelmente quente. Adicionar de 2 a 5 gotas da mistura para o banho, assoprar a água para dispersar e deixe em imersão pelo menos 20 minutos. Pode-se também dissolver de 2 a 5 gotas de sinergia em uma colher de chá e meia de álcool para a solubilização mais completa na água. No chuveiro, pôr na palma da mão a mistura, em óleo essencial puro, ou em meia colher de chá de óleo vegetal como carreador.

4) Loção – Dez gotas de sinergia (mistura), ou um óleo apenas, são adicionados a uma loção sem perfume, como alívio para você ou o cliente durante todo o dia. Lembre-se de fazer a loção regularmente em pequenos lotes ao invés de uma só vez para que o produto final não seja alterado.

5) Massagem – Automassagem simples pode ser utilizada para sentir a diferença. Coloque a mistura em suas palmas, esfregue-as e aplique ao redor do nariz, orelhas, pescoço, ombros, braços. Já para massagear outra pessoa, colocar a mistura em suas palmas, aplicando um pouco sob o nariz do paciente e, em seguida, esfregue a mistura sobre o corpo.

Os produtos citados podem ser adquiridos na loja By Samia Aromaterapia ((Rua Desembargador do Valle, 243, Pompéia, São Paulo, SP, pelo tel. (11) 3872-9011, ou pela loja virtual da By Samia Aromaterapia: www.lojabysamia.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo site da empresa: www.bysamia.com.br