Oscar 2015: Assista ao trailer de ‘Whiplash’

O ator americano J. K. Simmons fez fama na TV mundial por seu papel de neonazista na série ‘Oz”, da HBO. Agora todos vão ao cinema para “odiá-lo” na telona npor seu papel do arrogante e insuportável professor perfeccionista Terence Fletcher, em “Whiplash – Em Busca da Perfeição”, da Sony Pictures. Não posso dizer que será barbada para ele arrebatar o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, por ter sido indicado para o Oscar 2015.  Mas está perfeito no papel de torturador mental de alunos e Hollywood sempre gosta de premiar personagens ditadores e impiedosos, como aqueles sargentos durões de treinamentos.

Além de concorrer a Melhor Ator Coadjuvante, “Wiphash” concorre ao prêmio máximo de Melhor Filme, dirigido brilhantemente por Damien Chazelle, que ainda foi indicado para
Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição (Tom Cross) e Melhor Mixagem de Som (Craig Mann)
. Justíssimo, mas faltou apenas uma indicação para o ator Miles Teller, ótimo no papel protagonista do perturbado estudante de bateria de jazz Andrew Neiman, cujo único objetivo na vida é chegar ao topo do seu conservatório de música de elite na costa leste dos EUA.

Atormentado pela carreira fracassada do pai como escritor, Andrew treina dia e noite, até sangrar os dedos, para atingir o padrão exigido por Fletcher, o regente da melhor banda de jazz da escola, que tem métodos terríveis e humilhantes. O embate entre Neiman e Fletcher mantém a atenção do espectador até o final, assim como a brilhante edição da performance da banda, em ângulos originais, além, é claro, do primoroso repertório de jazz.

Whiplash: para os fãs de jazz e histórias de superação

Whiplash: para os fãs de jazz e histórias de superação

Assista ao trailer:

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle