CES 2015: D-Link exibe “Casa Conectada”

As soluções apresentadas pela empresa taiwanesa permitem monitorar, detectar ameaças, gerenciar energia e controlar a iluminação a distância, por meio do aplicativo mydlink Home

A já tradicional Consumer Electronic Show (CES), um dos eventos de tecnologia mais importantes do ano, que acontece em Las Vegas, teve início hoje, dia 6 de janeiro, e já está mostrando as tendências das principais empresas do setor. Uma delas é a D-Link, empresa provedora de soluções de conectividade, que exibe este ano um novo conceito que promete revolucionar a vida das pessoas: a “Casa Conectada”. A solução reúne diversos produtos de automação residencial e os integra em um sistema inteligente. É composta por câmeras para monitoramento, kits para controle de iluminação, soluções para gerenciamento de energia – ‘smart plugs’, sensores para detecção de fumaça ou inundação, sirenes/alarmes de segurança, sensores de janela/porta e sensores de movimento.

O conceito apresentado pela empresa é reproduzido abaixo:

cada d-link

Segundo a empresa, as soluções são gerenciadas pelo aplicativo mydlink Home, uma interface intuitiva para tablets e smartphones, disponível tanto na Google Play quanto na Apple Store. Nele é possível checar, adicionar e configurar todos os dispositivos conectados, bem como aplicar regras de uso para que o funcionamento seja personalizado para as necessidades do usuário. A interface do aplicativo permite executar tarefas, tais como:

– Ligar, desligar a luz de casa remotamente ou programar para que as luzes se acendam ou se apaguem em determinados horários;
– Monitorar o consumo de energia e programar para que seja avisado quando ultrapassar o limite de consumo estabelecido;
– receber  (com o ‘mydlink motion’ ou ‘window sensors’) notificações e alertas e programar a interação com outros dispositivos, como acender a luz (usando o Smart Plug), ativar a gravação de uma câmera Cloud e, ao mesmo tempo, tocar um alarme integrado ao sistema;
– Definir limites para que uma tomada seja ‘desligada’ quando um Smart Plug detectar sobrecarga de temperatura.

Tela do aplicativo mydlink Home

Tela do aplicativo mydlink Home

As soluções apresentadas possuem tecnologia Wi-Fi e/ou Z-Wave. A Z-Wave é especialmente projetada para soluções de automação residencial, que traz inteligência para aparelhos elétricos e atualmente está sendo aplicada pela indústria de automação pelo seu baixo custo de implementação, eficiência em segurança e escalabilidade.

“Abrimos com isto um novo mercado, com novas possibilidades e, principalmente, usando uma tecnologia que pode ser adquirida e instalada pelo próprio consumidor, assim como já fizemos com as câmeras cloud e com roteadores. Hoje em dia, podemos instalá-los facilmente com poucos passos e sem uso do computador. Isto com certeza é um fator de decisão importante para o consumidor”, diz Antonio Guedes, diretor de vendas da D-Link Brasil.

A empresa pretende lançar alguns destes produtos em toda a América Latina em 2015. De acordo com o diretor, os lançamentos apresentados pela D-Link na feira reforçam a inovação no segmento de conectividade. “As novas soluções colocam a tecnologia no dia a dia dos consumidores, para que possam executar atividades que só eram possíveis presencialmente. Vamos agregar ao mercado tecnologia para a conveniência, controle e segurança”, destaca.

Veja detalhes das soluções para a Casa Conectada D-Link:

Hub DCH-G020
É um dispositivo que gerencia as soluções de casa conectada da D-Link, garantindo o cumprimento do perfil de funcionamento definido, mesmo quando a Internet não está disponível. Pode ser controlado por voz com integração com smartphones e smart watches Android.

Sirene Wi-Fi DCH-S220
Possui seis diferentes alarmes. As configurações são simplificadas pelo botão WPS e aplicativo. É ligada diretamente na tomada e é possível criar regras para interagir com outros equipamentos da linha Casa Conectada.

Sensor de nível de água – DCH-S160
O dispositivo avisa via celular quando o nível de água atingir o limite estabelecido. O sensor possui cabo com 2 m de comprimento e é ligado diretamente na tomada.

A CES 2015 acontece em Las Vegas até o dia 9 de janeiro.

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle