Cinemark inaugura sala com a tecnologia XD no shopping D

Sala tem tela gigante e som mais potente que o convencional

O público do Cinemark que frequenta o Shopping D, em São Paulo, já pode usufruir da tecnologia XD (Extreme Digital Cinema). O cinema é o 31º da Rede a receber uma sala com o formato. Com telas maiores que as convencionais, que ocupam toda a parede, do teto ao chão da sala de exibição, o XD é um avanço para as salas tradicionais e promete o que há de mais moderno em projeção 2D e 3D.

A tela chega a ser 40% maior que uma tela utilizada nas salas convencionais. O projetor digital único é o mais brilhante do mercado e chega a 30 mil ANSI lumens, medida de luminosidade que garante uma maior definição de cor, contraste, brilho e nitidez. Segundo a rede, o sistema de som é customizado, desenhado e ajustado de acordo com os padrões, com 50 mil watts de potência contra uma média de 8 a 12 mil utilizados em uma sala convencional, além de 7,1 canais de áudio.

“Todas essas tecnologias reunidas durante a exibição de um filme garantem uma experiência nova, com sensações de imersão na imagem, para que o espectador se sinta dentro do filme, evitando qualquer distração”, explica o diretor de engenharia da Cinemark Internacional, Luciano Silva.

A exibição de filmes em salas que exploram ao máximo as possibilidades de tecnologia do cinema tradicional é uma tendência mundial. A tecnologia XD foi lançada pela Rede Cinemark, nos Estados Unidos, em março de 2009. O primeiro complexo a receber a inovação foi o da cidade de Plano (Texas). No Brasil, além do Shopping D, 30 complexos já contam com a tecnologia: Park Shopping Barigui e Shopping Mueller (Curitiba); Shopping Iguatemi (Campinas); Novo Shopping (Ribeirão Preto); Via Vale (Taubaté); Shopping Passeio das Águas e Flamboyant Shopping (Goiânia); Plaza Shopping (Niterói); Shopping União de Osasco (Osasco); Metrô Tucuruvi, SP Market , Shopping Eldorado, Shopping Aricanduva, Central Plaza Shopping, Shopping Market Place, Mooca Plaza Shopping (São Paulo, capital); Shopping Pier 21 (Brasília); Boulevard Londrina (Londrina); Shopping Internacional Guarulhos (Guarulhos); Shopping Tamboré (Barueri); Shopping São Caetano (São Caetano do Sul); RioMar (Recife); Shopping Metropolitano Barra (Rio de Janeiro); Salvador Shopping (Salvador); Uberlândia Shopping (Uberlândia); Goiabeiras Shopping (Cuiabá); Golden Square Shopping (São Bernardo do Campo); Metropolitan Shopping Betim ( Betim); Atrium Shopping (Santo André); e Praiamar Shopping (Santos). Para mais informações, acesse www.cinemark.com.br

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle