Clássico revigorado

Nova versão de “Assassinato no Expresso do Oriente”, da Fox Film, reúne grandes astros e mostra qualidades que a credenciam como forte candidata aos prêmios do Oscar 

Kenneth Branagh dirige e protagoniza “Assassinato no Expresso do Oriente”, da Fox Film

Refilmar um clássico, consagrado com um Oscar da Academia e protagonizado por astros que marcaram época, não é tarefa fácil para qualquer cineasta. A missão se torna mais difícil quando é baseado em uma coleção de livros da romancista mais bem sucedida da literatura popular, com mais de quatro bilhões de exemplares vendidos em 103 idiomas. Kenneth Branagh topou a parada e se saiu muito bem ao assumir a nova versão de “Assassinato no Expresso do Oriente” (Murder on the Orient Express), baseado em um dos livros de Agatha Christie e que deve ser obrigatoriamente comparado ao filme britânico de 1974, dirigido por Sidney Lumet, vencedor de um Oscar – de melhor atriz coadjuvante para Ingrid Bergman.

Experiente no ramo, Branagh procurou garantir o status de superprodução épica ao assumir também o papel principal do famoso detetive belga Hercule Poirot (que era protagonizado pelo ator Albert Finney na produção de 1974) e também rechear o elenco com estrelas do momento.

Se no filme anterior brilhavam Finney, Ingrid Bergman, Lauren Bacall, Martin Balsam, Anthony Perkins, Jacqueline Bisset, Sean Connery e Vanessa Redgrave, o diretor norte irlandês conseguiu reunir, nesta nova versão, astros como Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Johnny Depp e Willem Dafoe. E não há como apontar quem esteja fora do tom neste filme elegante, com figurino, cenários e fotografias impecáveis. Certamente é um forte candidato aos prêmios principais do próximo Oscar.

Outro desafio de adaptar um filme da obra de Agatha Christie é oferecer um final que não se torne óbvio para um romance policial que sempre tem como trunfo a descoberta do assassino. Neste ponto, o roteiro de Michael Green garante um bom desfecho para as investigações de Hercule Poirot e consegue manter o interesse até nos momentos mais arrastados de diálogos, próprios dos livros da romancista.

Destacam-se também a belíssima direção de fotografia do cipriota Haris Zambarloukoss, com ótimos planos gerais da estação de Istambul e  enquadramentos contínuos entre as janelas do trem; as locações na neve; e o figurino e cenários elegantíssimos – dignos do luxuoso e mítico Orient Express.

“Assassinato no Expresso do Oriente” conta a história de um luxuoso passeio de trem pela Europa que é interrompido por uma avalanche e um assassinato do marchand inescrupuloso Edward Ratchett (Johnny Depp) – sujeito que coleciona inimigos por onde passa, dificultando mais a investigação de Poirot para descobrir a tempo o assassino entre os 13 suspeitos presos no trem. Completam o elenco estelar: Daisy Ridley, Josh Gad, Leslie Odom Jr, Derek Jacobi, Lucy Boynton, Olivia Colman, Tom Bateman, Sergei Polunin e Marwan Kenzari.

Assista ao trailer:

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle