Comportamento de consumo mapeado

Simples e de baixo custo, sistema transforma supermercados convencionais em smart retails; piloto está coletando dados e analisando experiência dos clientes em loja de 2 mil m2 no interior paulista

Pequenos e poderosos, os Sharks cabem na palma de mão e utilizam sinais de wi-fi para monitorar o comportamento dos consumidores na loja

Os Sharks cabem na palma de mão e utilizam sinais de wi-fi para monitorar o comportamento dos consumidores na loja

A FishTank, startup acelerada pelo SEVNA Seed dentro do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, está presente na Apas Show 2017, de 2 a 5 de Maio no Expo Center Norte, mostrando sua tecnologia inédita para a coleta e análise de informações sobre o comportamento dos consumidores supermercados.

A tecnologia da FishTank mapeia com precisão a experiência de clientes e sua localização em ambientes comerciais por meio dos sinais da antena de wi-fi de celulares. Com isso, a ferramenta oferece informações relevantes aos gestores que atuam nas áreas de operações, marketing e vendas, incluindo tempo de permanência, taxa de retorno, quantidade de novas visitas, fluxo de passantes, hotzones e muito mais.

Durante a feira os visitantes poderão observar como funciona o monitoramento do fluxo de clientes observando o fluxo em tempo real e o histórico de movimentação de pessoas no próprio estande da Consico, empresa que realizou um aporte na empresa em 2016. “É uma tecnologia simples, barata e invisível aos olhos do cliente”, afirma Fernando Machado, fundador da FishTank. “É importante destacar que o sistema não fere a privacidade do usuário do aparelho já que utiliza o sinal público de wi-fi e não acessa seus dados pessoais”, destaca o co-founder da startup, Rodrigo de Almeida.

Piloto – A tecnologia está sendo testada em um supermercado com cerca de 2 mil metros quadrados de área de vendas, em Ribeirão Preto. De forma inédita, o sistema está mapeando o fluxo e o comportamento de clientes dentro da loja. Para isso, foram instalados 35 sharks, como são chamados os diminutos equipamentos de monitoramento que cabem na palma da mão.

Equipe da FishTank, startup que está levando aos supermercados as estatísticas do varejo online

Equipe da FishTank, startup que está levando aos supermercados as estatísticas do varejo online

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle