‘Contra Um Mundo Melhor’

Livro de Luiz Felipe Pondé, a ser lançado em fevereiro pela Editora Contexto, traz reflexão sobre a busca de um mundo perfeito

Fragmentos filosóficos do cotidiano formam o livro “Contra Um Mundo Melhor – Ensaios do Afeto”, de Luiz Felipe Pondé, que será lançado pela Editora Contexto em fevereiro. O autor, conhecido por ter quebrado o tabu de que o debate filosófico é prerrogativa da academia, traz em 160 páginas pensamentos sobre um mundo que, segundo ele, “mente sobre si mesmo”. Pondé trata os temas abordados com perspicácia e sem moralismo.

A obra que marcou a estreia do escritor no campo da filosofia do cotidiano agora chega à Contexto. “Ao longo dos ensaios e dos fragmentos, o leitor perceberá que sou contra um mundo melhor, que sou cético e que carrego uma sensibilidade trágica, independentemente de minha vontade filosófica. E por quê? Porque o que nos humaniza é o fracasso, homens e mulheres muito felizes não são homens e mulheres. Tenho medo de pessoas muito felizes. A consciência trágica, seja ela cósmica, seja miserável, miúda e cotidiana, determina o horizonte onde se move o humano. Dedico essas palavras a todos os nossos fracassos, e com esses olhos atentos ao medo que porta seu nome próprio é que o leitor deve ler estes ensaios e fragmentos aos pedaços”, argumenta Pondé.

“Contra Um Mundo Mellhor” reúne 32 ensaios recheados com a visão pessoal do autor sobre diversos tópicos presentes na vida cotidiana e reflete sobre religião, política, sociedade, comportamento humano, literatura e tradição. Tudo isso por meio de seu crivo filosófico particular, ao qual leitor nenhum fica imune. “Os ensaios e os fragmentos que aqui ofereço ao leitor são, no seu corpo, cenas de uma filosofia do afeto. O afeto que pensa o cotidiano”, finaliza.

Sobre o autor
Luiz Felipe Pondé é filósofo graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela mesma instituição e pela Université de Paris VIII, além de doutorado também pela USP. É vice-diretor e coordenador de curso da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br.

“Contra Um Mundo Melhor – Ensaios do Afeto”
Autor: Luiz Felipe Pondé
Páginas: 160
Preço: R$ 37,00
Editora Contexto