Delivery no porta-malas do carro

Sempre tentamos imaginar milhares de coisas que a tecnologia ainda não trouxe ao mundo, assim como nos livros de ficção científica. Mas sempre somos surpreendidos no dia a dia por algo inimaginável. E nesse aspecto, a indústria automobilística consegue ir longe com detalhes que facilitam a vida dos simples mortais. É o caso da  Volvo Cars,  que apresentou na Mobile World Congress, em Barcelona, um sistema que permite que encomendas sejam entregues ou retiradas diretamente no porta-malas do carro, por meio de uma chave digital, onde quer que ele esteja estacionado.

Compra online e entrega no porta-malas: sistema inédito da Volvo

Compra online e entrega no porta-malas: sistema inédito da Volvo

A “mágica” do sistema funciona da seguinte forma: ele permite que o motorista  escolha seu carro como o ponto de entrega de encomendas, quando faz uma compra online. Por meio de um smartphone ou tablet, ele é informado quando a companhia de entregas quer fazer a entrega ou retirar algo no carro. Aceitando a entrega, o proprietário, por meio do aplicativo, libera uma chave digital para abrir e fechar o carro. Quando a entrega é finalizada, a chave digital deixa de existir.

O sistema é baseado no aplicativo Volvo On Call, que, dentre outras funcionalidades, permite a abertura e fechamento do carro e informa a localização e a quantidade de combustível no tanque, por meio do telefone. A tecnologia foi testada durante um programa piloto da Volvo Cars, com 100 pessoas, sendo que 86% delas concordaram que a entrega remota permitiu uma economia de tempo. Segundo o fabricante, o uso inovador das chaves digitais permite economizar tempo, dinheiro e reduz o impacto ambiental, conforme foi descoberto com os primeiros testes do conceito.

No ano passado, a Volvo Cars lançou o Sensus Connected Touch, um sistema integrado de navegação e entretenimento tecnológico. A parceria estratégica da Volvo Cars com a Ericsson tem como base o conceito de sociedade em rede, que pretende revolucionar o conceito de “carro conectado à nuvem”, para os próximos anos.   Economizando tempo e reduzindo stress No ano passado, pesquisas mostram que 60% das pessoas que compraram online tiveram problemas com a entrega. Acompanhando o crescimento das compras online, pesquisas também revelam que mais da metade das pessoas não está em casa para receber suas entregas, o que significa tempo gasto em novas tentativas de entrega.

O programa piloto revelou que 92% das pessoas acharam mais conveniente receber as entregas em seus carros do que em casa. “Transformando o carro em um ponto de entrega e retirada de encomendas, usando a tecnologia de chaves digitais, nós resolvemos uma série de problemas, já que podemos entregar as encomendas para as pessoas, não em lugares. Os consumidores que participaram do teste indicaram que o serviço economizou tempo na vida deles. E o mesmo foi dito das empresas que fizeram as entregas. Para se ter uma ideia, as perdas ocasionadas pelas entregas não bem sucedidas ultrapassam 1 bilhão de euros, em custos de reenvio. Agora, estamos estudando os outros usos que podemos ter para a tecnologia de chaves digitais e os benefícios que podemos trazer para os consumidores”, explica Klas Bendrik, CIO da Volvo Car Group.

 

Depois da entrega no porta-malas do carro, a chave digital deixa de existir automaticamente

Depois da entrega no porta-malas do carro, a chave digital deixa de existir automaticamente

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle