Destaques da 44ª Abav Expo

Programação será intensa nos três dias da feira internacional de turismo em São Paulo
abav-expo-1
A abertura oficial 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, na Sala Cantareira do Expo Center Norte, contará com a presença de lideranças setoriais do turismo, autoridades governamentais e outras representações do trade turístico. Às 12h, com a presença dos representantes da Bahia, o estado anfitrião, se fará o corte da fita simbólica, que será sucedido pela entrada dos visitantes no recinto da feira.

Segundo os organizadores, “todo o conteúdo da feira é voltado para um autêntico palco de tendências para 2017, em termos de agenciamento de viagens, operações turísticas, destinos, eventos temáticos, comportamento do viajante, tecnologias de gestão – entre outros”.

Censo Abav
Um dos pontos de importância histórica para o agenciamento de viagens será o lançamento do Censo Abav. Entre as informações já coligidas na etapa inicial, de atualização cadastral, a entidade apurou que conta, hoje, com 2.985 associadas. O censo, que será realizado com suporte da coleta mensal de dados primários, vem ao encontro de uma necessidade antiga: divulgar informações estratificadas sobre a movimentação turística das associadas Abav, contemplando diferentes recortes de análise, segmentos e nichos de mercado.

A metodologia, análoga àquela utilizada pela Abracorp, garantirá parâmetros para monitorar tendências balizadas e proporcionar maior segurança na tomada de decisões. “O Censo Abav vai imprimir mais peso e credibilidade à entidade no relacionamento com o mercado e com as instâncias governamentais definidoras das políticas do turismo brasileiro com um todo”, diz o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull.

Tecnologia em alta
Outra inovação fica por conta da Hackthon Viagens – uma competição promovida pela Abav Nacional e Braztoa, com apoio da Comunidade Hackthon Brasil. A maratona desafia jovens desenvolvedores a criar soluções digitais com um tema único e abrangente: “Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante”.

Para o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, “a iniciativa de promover o Hackthon Viagens está fundamentada na relevância crescente da tecnologia digital para a indústria turística, onde se insere o agenciamento de viagens. Trata-se de ação colaborativa e de incentivo aos jovens talentos, que se agrega aos conteúdos da feira”.  Cada grupo, formado por até cinco integrantes, deverá apresentar uma solução que melhore a vida do viajante, na interação com o profissional que vende a viagem.

Vila do Saber
Dia 28/9 – Quarta-Feira
No primeiro dia do evento, das 14h00 às 14h50, a palestra Redes Sociais: conexões lucrativas, proferida por Martha Poggi Borges, lotou e, por isso, uma sessão extra está programada para o dia 30/9, na arena Inovação, das 16h30 às 17h30.

Das 16h00 às 17h30, serão realizadas quatro Mesas Redondas com debates simultâneos nas diferentes arenas da Vila do Saber. Na Arena Gestão, por exemplo: O legado da Olimpíada “Rio 2016: uma oportunidade perdida ou uma grande oportunidade para o Turismo do Brasil?” será o tema de Mesa Redonda em que o ministro do Turismo interino, Alberto Alves; Alexandre Sampaio (CNC); Manuel Gama (FOHB); e Paulo Kakinoff (GOL) serão os debatedores, com mediação do presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

Todos os dias do evento (28, 29 e 30 de setembro), sempre das 17h30 às 18h30, na Arena Tecnologia, o Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV (GTT-A) abordará um novo tema. ‘Tecnologia é ferramenta de vendas para sua agência – perspectivas para o novo agente de viagens’, inaugura o primeiro painel e estará sob a condução de Ricardo Lidington (E-Fácil Plus Viagens e Tecnologia), Sidney Lima Filho (Reserve) e Wagner Amarelo (Argo Solutions).

Dia 29/9 – Quinta-feira
No dia 29/09, das 13h às às 13h50, na arena Inovação, “Start Ups como plataformas criativas para o turismo” é o tema da palestra que será conduzida por Bruno Talevi. Das 14h00 às 14h50, na Arena Segmentação, a palestra “Posicionamento de Mercado? Como não ser mais um!”, ministrada por Gabriela Otto.

Das 15h00 às 16h30, na Arena Tecnologia, Mesa Redonda discute o tema Tendências em gestão de viagens corporativas. Rubens Schwartzmann (Abracorp); Antonio Augusto Cruz (Suzano Celulose e Papel); e Sidney Lima Filho (Reserve) são os debatedores, com moderação do presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull (ABAV).

Aviso: transferência de local
Devido à grande procura antecipada, a palestra conduzida por Ricardo Amorim e patrocinada pela LATAM precisou ser transferida da Vila do Saber para a Sala Cantareira, 2º andar do Expo Center Norte. A data (29/9) e o horário (das 18h30 às 19h30) permanecem inalteradas. Tema: “Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?”.

Dia 30/9 – Sexta-feira
Das 13h00 às 13h50, na Arena Segmentação, várias palestras serão realizadas sobre temas como “Turismo LGBT no Brasil – dificuldades a serem ultrapassadas”, conduzida por Franco Reinaudo.

Na Arena Gestão, destaques para palestras como “Cliente elevado a Rei – Serviços Prime”, das 14h00 às 14h50,apresentada por Charles Calmucci, assim como a Mesa Redonda, das 15h00 às 16h30, sobre o tema “Conciliação é a melhor solução nos conflitos com os consumidores?”, com a participação de Marcelo Oliveira (Abav Nacional) e Roberto Pasqualin (Conima) como debatedores, e a mediação de Rose Larrat (Abav Nacional), ratificam a importância dos serviços prestados pelas agências de viagens que apostam na qualificação e na constante atualização de profissionais dedicados à satisfação das necessidades e superação das expectativas de seus atuais e virtuais clientes – pessoas físicas e jurídicas.

Mais informações no site da Abav Expo em http://www.abavexpo.com.br