Encantos de Púcon

Pacotes do Hotel Antumalal para o outono são ideais para explorar a natureza da famosa região chilena

Vista panorâmica do Lago Villarrica_a partir do Hotel Antumalal, em Pucón

Nos meses de março a abril, o outono transforma as paisagens de Púcon, no Chile, em um verdadeiro espetáculo de cores. As condições climáticas nesta estação do ano são ideais para que os turistas conheçam a região, com seus lagos, rios, vulcões, bosques e cachoeiras. A hospedagem fica por conta do hotel-boutique Antumalal, um dos mais bem-sucedidos exemplos de integração entre natureza e arquitetura.

Localizado em um promontório rochoso às margens do grande Lago Villarrica e próximo ao vulcão de mesmo nome, o conjunto arquitetônico, projetado nos anos 40 pelo arquiteto Jorge Elton, emoldura a natureza chilena ao seu redor. Para a sua construção, nenhuma árvore pode ser cortada ou tocada. Assim, o edifício foi entalhado e integrado ao entorno, feito com materiais como concreto, madeira, ferro e vidro, muito vidro.

A construção poderia facilmente ser confundida com um edifício dos dias atuais. Horizontal, com telhados planos, fachadas lisas, formas cúbicas, ângulos retos e cantos arredondados em ângulos externos. A forma segue a função, sim, com vidraças panorâmicas em praticamente todos os ambientes, que provocam uma relação fluida entre o hotel e o exterior. A piscina aquecida, por exemplo, está marcada por painéis de vidro que sobem do chão até o teto, de tal forma que se divide em duas, uma interna e outra externa.

Todos os 22 apartamentos do Hotel Antumalal oferecem vistas espetaculares do Parque e do Lago Villarrica, graças às janelas panorâmicas, e possuem paredes revestidas de araucárias chilenas e calefação. Alguns contam ainda com lareira. As suas instalações já são uma atração em si, mas os hóspedes ainda podem aproveitar as atividades ao ar livre, como rafting, trilhas e escaladas.

Culinária diferenciada
A gastronomia também é um capítulo à parte, já que o restaurante Parque Antumalal, um dos mais tradicionais de Púcon, mescla inovação com tradição ao combinar a culinária centro-europeia com a tradicional do sul do Chile, tendo como resultado pratos variados, com um toque contemporâneo. São utilizados ingredientes frescos, típicos da região, muitos dos quais cultivados em horta própria.

O seu novo menu, apresentado no início de dezembro, conta com diferentes opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Destaque para as massas caseiras, como o fagottini de salmão defumado com ricota e os sorrentinos de abóbora assada com molho de limão, os risotos, como o trufado com polvo grelhado, os pratos com carnes macias, como as costeletas de cordeiro patagônico e o cervo, e os peixes, favoritos na região de lagos e rios, como a truta e a merluza. Entre as novas sobremesas estão o vulcão de chocolate com sorvete de maracujá e a panacota de chá verde.

Para o período do outono, a partir do dia 15 de março, o valor da tarifa em regime de meia pensão fica entre US$ 310, em acomodação Single, e US$ 810, na recém-inaugurada Casa Lago. Os hóspedes ainda são recepcionados com uma tábua de queijo e vinho chileno.

Mais informações podem ser obtidas em www.antumalal.com ou com as melhores operadoras e agências de turismo brasileiras.