Festivais no verão holandês

Enquanto começamos a sofrer os efeitos do inverno no hemisfério sul, o calor e o agito são aguardados no verão europeu. A Holanda sempre oferece os eventos mais agitados e divertidos. Se o turista estiver se programando para visitar o país, há muitos festivais à escolha:

No início de junho, é inaugurada a temporada dos famosos Summer Festivals

No início de junho, é inaugurada a temporada dos famosos Summer Festivals

Pinkpop Festival
7/6 – 9/6
O Pinkpop é o maior festival ao ar livre da Holanda, e o mais antigo evento desse tipo no mundo. É realizado na cidade de Landgraaf, com duração de três dias, impressionando pelos diferentes palcos e diversidade de artistas internacionais nas suas edições. Outra grande característica do Pinkpop é que o local possui espaço para camping com até 50.000 pessoas.Grandes nomes da música já se apresentaram no Pinkpop desde seu início em 1970, tais como Bruce Springsteen, Foo Fighters, Dire Straits, Pearl Jam e Red Hot Chili Peppers. Na edição de 2014, a 45ª do festival, estão entre as atrações principais: Rolling Stones, Arctic Monkeys, Metallica, John Mayer e Arcade Fire.

Parkpop Haia
29/6
Todos os anos, no último domingo de junho, o Parkpop, festival de música pop, é realizado em Haia. Desde sua criação, em 1981, esse evento gratuito tem se tornado cada vez mais popular, atraindo grandes nomes para seus palcos.

Julidans
1/7 – 12/7
Julidans é o festival de verão para a dança contemporânea e internacional. Este festival anual é realizado no Stadsschouwburg Amsterdam (Teatro Municipal) e em outros locais em toda a cidade.

Sensation Amsterdam
5/7
Mais de 40.000 amantes de música se reúnem para apreciar os melhores DJs do cenário musical eletrônico. A Arena Amsterdam é casa do Sensation desde que ele começou no ano de 2000, com o slogan “Seja parte da noite, vista-se de branco”.

Festival de Jazz do Mar do Norte
11/7 – 13/7
O Festival de Jazz do Mar do Norte se tornou o principal evento de jazz da Holanda. A cada ano, mais de 65.000 visitantes divertem-se muito conferindo os 1.300 artistas que se apresentam em 15 palcos em Ahoy, Rotterdam. Por três dias, Rotterdam vira a capital mundial do jazz. Steve Wonder faz parte da programação da edição de 2014.

Rotterdam Unlimited
18/7 – 20/7
O festival cultural de 6 dias oferece um palco para artistas famosos e o colorido desfile do Carnaval de verão. O Rotterdam Unlimited representa uma mistura de música, dança, teatro e Carnaval e acontece no centro da cidade de Rotterdam. O desfile do Carnaval acontece em meio à batalha dos bumbos, ao desfile de rua e à ‘eleição da rainha’. A melhor maneira de chegar a Rotterdam é pelo transporte público.

Festival Internacional de Fogos de Scheveningen
15/8 – 23/8
O Festival Internacional de Fogos de Scheveningen é uma competição entre países que tentam realizar o melhor show de fogos. Os países participantes têm o mesmo valor em dinheiro para gastar, devem garantir que ao menos 80% dos fogos sejam produzidos no próprio país e dispõem de 11 a 13 minutos para exibir suas habilidades. O festival abrange várias noites (geralmente 4) e é realizado na praia de Scheveningen. Além dos fogos, há engolidores de fogo, malabaristas e grupos musicais.

Noorderzon
21/8 – 31/8
Noorderzon é uma manifestação de artes internacional que atrai mais de 125.000 visitantes todos os anos. Em 11 dias, os espectadores podem conferir o teatro internacional de vanguarda e de alta qualidade.

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle