‘Guernica’ em obra infanto-juvenil

guernica-livroLivro de arte mostra o processo de criação da obra-prima de Picasso

Obra de arte monumental e um dos ícones contra a violência política, Guernica é o grito de Picasso diante do fascismo e da barbárie. Ao ver uma foto da cidade basca bombardeada no auge da Guerra Civil Espanhola, o artista imediatamente começou a desenhar fragmentos de fúria e imaginar uma gigantesca tela em preto e branco, à altura de sua revolta.

O passo a passo dessa magnífica criação é revelado em detalhes no álbum informativo Picasso e o Guernica, concebido pelo escritor, editor e educador francês Alain Serres, que a SM acaba de lançar.

Voltado para leitores a partir de dez anos, o livro apresenta os sucessivos estudos e esboços e os vários estágios da obra fotografados pela amiga Dora Maar até a concepção final da tela, de quase oito metros de comprimento, que é reproduzida em um fôlder interno. Além disso, a obra é contextualizada na história e na vida desse gênio revolucionário, que inventou uma nova maneira de olhar a realidade.

Além dos registros de Guernica, essa estrutura narrativa, que foge do habitual, reúne obras expressivas das diversas fases de seu trabalho, incluindo as pintadas na infância.

Ficha técnica:
Picasso e o Guernica – Alain Serres
Páginas: 56
Preço: R$ 41