Jaguar Land Rover: carro autônomo

A empresa concluiu testes para colocar nas ruas em breve os veículos que podem dirigir sozinhos na cidade. Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é a tecnologia do protótipo feito na Grã-Bretanha como parte da pesquisa e desenvolvimento do projeto Autodrive do Reino Unido.

jaguar land rover - carro autônomo em testeA Jaguar Land Rover demonstrou nas últimas semanas a tecnologia do protótipo autônoma nomeada de Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma), que pode permitir que um veículo funcione de forma autônoma dentro de uma cidade, obedeça semáforos e trafegue em intersecções rodoviárias e rotatórias.

A Autonomous Urban Drive foi projetada e desenvolvida no Reino Unido. É o passo mais próximo de alcançar a autonomia “nível quatro” nos futuros veículos da Jaguar Land Rover na próxima década.

Os veículos autônomos de nível quatro são capazes de realizar toda a tarefa de condução para ambientes específicos, como vilas e cidades, sem qualquer intervenção do motorista. Usando a tecnologia do protótipo de Autonomous Urban Drive, os passageiros podem selecionar um local e o veículo de estudo Range Rover Sport decidirá a melhor rota. Ele pode navegar em um ambiente urbano complexo que está sendo testado no terreno de prova Horiba  Mira.

A Jaguar Land Rover está desenvolvendo tecnologias de veículos totalmente e semiautônomos para oferecer aos clientes a escolha de uma unidade de carro autônoma, mantendo uma experiência de condução agradável e segura. A visão da empresa é tornar o carro autônomo viável na mais ampla gama de ambientes de condução de vida real, fora de estrada e variações climáticas.

Tony Harper, diretor de pesquisa em engenharia da Jaguar Land Rover, disse: “O cenário automotivo está mudando mais rápido do que nunca. Como uma empresa de tecnologia, nossa inovação é contínua e nossos carros do futuro se tornarão mais capazes, mais limpos, mais conectados, mais desejáveis e inteligentes”.

“A nossa pesquisa Autonomous Urban Drive é o próximo passo da Jaguar Land Rover em nosso desenvolvimento de tecnologias de veículos totalmente e semiautônomos. No entanto, não estamos querendo simplesmente substituir o motorista, ou fazer carros sem a necessidade de motoristas. As tecnologias futuras darão ao motorista mais não menos – eles ajudarão e, em última análise, irão melhorar a experiência de condução “.

A Autonomous Urban Drive está sendo demonstrada como parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento de £ 20 milhões do Autodrive do Reino Unido, que está levando o país para a vanguarda da inovação conectada e autônoma. A Jaguar Land Rover está trabalhando com o Centro Técnico Europeu da Ford e da Tata Motors testando tecnologias conectadas que permitirão que os carros conversem entre si, bem como com a infraestrutura da estrada, como os semáforos.

Após os testes finais, o primeiro conjunto de ensaios nas estradas públicas deve ser feito em Milton Keynes e Coventry até o final deste ano. Estes ocorrerão inicialmente em estradas fechadas antes de evoluir para ensaios e demonstrações abertas à medida que o projeto chega ao fim no verão de 2018.

Tecnologias de veículos conectados
Intersection Collision Risk Warning (ICRW) avisa o motorista antecipadamente quando não é seguro entrar em uma intersecção em razão de uma alta probabilidade de uma colisão. O ICRW poderia reduzir o número (e gravidade) das colisões e reduzir o congestionamento.

In Vehicle Signage (IVS) envia as informações rodoviárias e de trânsito, tais como obras na estrada ou mudança de limite de velocidade, diretamente na exibição do carro, minimizando a dependência de sinais físicos na estrada. Esta tecnologia conectada visa a reduzir acidentes e congestionamentos.

Emergency Vehicle Warning (EVW) diz aos motoristas quando e de onde um veículo de emergência se aproxima. Esta tecnologia conectada visa a melhorar a segurança, reduzir o tempo de viagem para o veículo de emergência e reduzir o congestionamento, ajudando os motoristas a ir para o acostamento mais rapidamente e de forma menos estressante.

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle