Nova Zelândia recria casa Hobbit dentro de hotel

Instalação no Claridge’s comemora o lançamento mundial do último filme da trilogia 

Para comemorar o lançamento do terceiro e último filme da trilogia “O Hobbit”, a Nova Zelândia transportou um pedaço da Terra-Média para Londres e transformou parte do luxuoso Claridge’s hotel, em Mayfair, em uma verdadeira casa Hobbit. Durante a première de “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, uma produção da New Line Cinema e Metro-Goldwyn-Mayer Pictures (MGM), cerca de 200 jornalistas da imprensa internacional, atores, diretores e produtores usaram o cenário para entrevistas prévias, que anteciparam o lançamento mundial do filme.

A casa Hobbit, montada dentro do Claridge's hotel em Londres

A casa Hobbit, montada dentro do Claridge’s hotel em Londres

Criada em parceria com o Hobbiton Movie Set, em Matamata – uma das atrações de maior sucesso da Nova Zelândia – e levada a Londres pela companhia aérea oficial da Terra-Média, a Air New Zealand, a casa Hobbit recebeu o diretor Sir Peter Jackson, o Billy Boyd e os netos de J. R. R. Tolkien, Story e Royd Tolkien.

A proposta do cenário itinerante difunde o slogan 100% Terra-Média, 100% Pura Nova Zelândia (100% Middle-earth, 100% Pure New Zealand), mostrando que a Nova Zelândia é real e vai continuar crescendo como destino de lazer após a conclusão épica da trilogia “O Hobbit”. O chefe executivo do Tourism New Zealand, órgão de promoção de turismo da Nova Zelândia, Kevin Bowler, disse que a exibição pretendia contar a história da Nova Zelândia como um destino divertido, imperdível, uma nação inovadora e criativa e um ótimo lugar para se fazer filmes e negócios.

“A Nova Zelândia trouxe para Londres um cenário espetacular que ficou aberto por cinco dias. As pessoas tiveram a oportunidade de literalmente adentrar Hobbiton, passando por um portão de estacas, um jardim e uma caixa de correios. Ao abrir a porta da casa, os convidados eram diretamente transportados para a Nova Zelândia, onde imagens do país com seus estonteantes cenários mostravam o que se pode experimentar na Terra-Média”, descreveu Kevin.

Diretor Peter Jackson na casa Hobbit no Claridge's hotel

Diretor Peter Jackson na casa Hobbit no Claridge’s hotel

Campanha 100% Middle-earth
O Tourism New Zealand está trabalhando para converter a atenção internacional voltada para a Nova Zelândia com a trilogia “O Hobbit” em uma campanha que demonstre como é fácil chegar ao país, ver a cinematográfica Terra-Média e experimentar tudo o que ela tem para oferecer. Os investimentos em marketing associados aos filmes têm tido retorno com o crescimento significativo da motivação e da entrada de visitantes no país, segundo a entidade. Treze por cento dos viajantes internacionais disseram que “O Hobbit” foi fator de interesse inicial em visitar a Nova Zelândia, em pesquisa feita com 5.000 turistas internacionais, durante julho de 2013 e junho de 2014.

Outra pesquisa, finalizada no início de 2014 pelo New Zealand Institute of Economic Research, concluiu que as campanhas de marketing da Nova Zelândia como Terra-Média tiveram impactos quantitativos no aumento de visitantes dos mercados ocidentais. Os números de entrada de visitantes internacionais de janeiro a setembro de 2014 mostram que houve crescimento de 7.2 por cento em turistas de lazer em relação ao ano anterior.

Fim da trilogia

“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, é uma produção da Wingnut Films e Metro-Goldwyn-Mayer Pictures (MGM), com coordenação de produção da New Line.

Mais informações: http://www.newzealand.com/br/

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle

Your Turn To Talk

O seu endereço de e-mail não será publicado.