Óculos para deficiente visual

Mais Autonomia, representante da Orcam My Eye no Brasil, apresenta tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência visual na REHAFAIR 2017

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, representante exclusiva da Orcam My Eye, traz ao Brasil o revolucionário dispositivo vestível de visão artificial OrCam MyEye, que proporciona mais independência às pessoas com deficiência visual.

O lançamento ocorre durante a Feira Internacional de Tecnologias Assistivas, Empregabilidade e Esportes Adaptados – REHAFAIR 2017, que acontece no Anhembi entre 19 a 21 de outubro de 2017. Na ocasião, a Mais Autonomia terá um Estande de Experimentação, onde as pessoas com deficiência visual poderão testar a nova tecnologia (mais detalhes abaixo).

Dotado de uma câmera inteligente intuitiva montada nas armações dos óculos do usuário e conectada a um computador de bolso, o dispositivo OrCam My Eye interpreta informações visuais. Após reconhecer textos e produtos, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

“As pessoas com deficiência visual conseguem compreender textos de qualquer superfície e identificar objetos previamente gravados. Assim, podem executar, com mais liberdade e mais autonomia, tarefas diárias, como leitura de livros, revistas, jornais, placas de rua, nome de lojas, folhetos promocionais, destinos de ônibus, produtos na prateleira de supermercados, cardápio de restaurante, etc”, afirma Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia.

Além disso, o OrCam My Eye conta com uma tecnologia avançada de reconhecimento de rosto que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor, gerando mais sociabilidade ao usuário. Totalmente offline, o dispositivo possui bateria integrada, com duração contínua de 4,5 horas e receberá atualizações gratuitas no futuro para ampliar ainda mais a interatividade. Normalmente um usuário se adapta a nova tecnologia em apenas duas semanas.

Mark Mannis, um dos mais renomados especialistas em oftalmologia do mundo e presidente do UC Davis Health System Eye Center, diz que o OrCam é uma inovação realmente notável. “O dispositivo traz ao paciente com deficiência visual severa um aumento incrível de independência”, comenta.

Usar o OrCam My Eye, segundo Mannis, é uma experiência emocional imensa para pessoas com deficiência visual. Não mais restringidos pela incapacidade de ler as palavras ao seu redor, “abre-se” um novo mundo, onde é possível comer fora, fazer compras e reconhecer a família e amigos.

“O OrCam My Eye me permitiu ler pela primeira vez placas de carro e de rua, cardápio de restaurante, localizar produtos em geladeiras. Nós, pessoas com deficiência visual, almejamos sempre a autonomia dentro de casa, na rua e em estabelecimentos”, revela o jornalista Teco Barbero, um dos primeiros a experimentar o dispositivo no Brasil.

Mais informações sobre o produto estão disponíveis no site www.maisautonomia.com.br.

O início
A OrCam My Eye foi fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e por Ziv Aviram. Em 1999, eles idealizaram um carro autônomo, que não causasse acidentes. Durante suas pesquisas, eles conseguiram desenvolver um algoritmo que possibilita a detecção de objetos no campo da visão de uma câmera. Em 2010, a tecnologia foi aplicada para humanos por meio da Startup OrCam MyEye. No início de 2017, a Startup Mobileye foi vendida por US$ 15,3 bilhões para a Intel.

Experimentação
Palco para a apresentação de tendências e lançamentos das mais avançadas tecnologias para a melhoria continuada do dia a dia das pessoas com deficiência (PcD), a REHAFAIR 2017 congregará cerca de 60 expositores, 180 marcas e um público superior a 11 mil visitantes.

Em seu estande, a Mais Autonomia proporcionará às pessoas com deficiência visual vivenciar a independência trazida pelo Orcam My Eye. Será possível ler livros, reconhecer placas de ruas e nome de estabelecimentos, localizar produtos em uma gôndola de supermercados, etc.

O evento é direcionado para pessoas com deficiência e familiares, diretores de clínicas e hospitais, enfermeiros, médicos e ortopedistas, profissionais de recursos humanos, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, traumatologistas, advogados, arquitetos, assistentes sociais, construtoras, compradores, distribuidores, lojistas e atacadistas, diretores de empresas, educadores, equoterapeutas, fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, representantes de entidades e outros profissionais que tenham ligação com acessibilidade, reabilitação e inclusão.

REHAFAIR – Feira Internacional de Tecnologias Assistivas, Empregabilidade e Esporte Adaptados
Data: 19 a 21 de outubro de 2017
Local: Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo
Horário: das 14h às 20h
Entrada: Gratuita, inclusive para as palestras
Informações da feira: 11 2730-0522 – www.rehafair.com.br