Primavera e verão na Suiça

Interlaken e Jungfrau Railways apresentam novidades para a primavera e o verão do Hemisfério Norte

Dona de uma localização privilegiada, no coração da Suíça, entre os lagos Thun e Brienz, Interlaken, no Cantão de Berna, prepara uma série de novidades para essa primavera europeia e para o próximo verão. Entre as iniciativas programadas para as estações mais quentes do ano estão uma exposição de desenhos de Pablo Picasso, a apresentação do musical “Romeu e Julieta”, o aniversário de 150 anos do icônico hotel Victoria-Jungfrau, uma nova edição do festival de música SnowpenAir, práticas esportivas e vários passeios.

Interlaken: belas e inesquecíveis paisagens

Interlaken: belas e inesquecíveis paisagens

Conectada às principais cidades suíças e a Paris por um eficiente sistema ferroviário, Interlaken tem como pano de fundo o famoso trio rochoso Eiger, Mönch e Jungfrau, cujos picos nevados seduzem os turistas; a imponente Jungfraujoch – Top of Europe, a estação ferroviária mais alta da Europa, a 3.454 metros acima do nível do mar; e os lagos Thun e Brienz, ideais para passeios de barco. Em Brienz, inclusive, há cruzeiros gastronômicos à noite de maio a setembro, com cardápios internacionais, que vão do árabe ao de churrasco.

A região também é um paraíso para os fãs da vida ao ar livre. Oferece tanto condições perfeitas para a prática de esqui, alpinismo, trekking e paragliding, entre outros esportes de ação, até o safári Brünig, que é feito entre maio e outubro no trem que vai de Interlaken a Lucerna, e permite a observação de figuras de animais como ursos e raposas.

O departamento de turismo da Suiça elencou atrações imperdíveis:

Jungfraujoch – Top of Europe
Passeio imperdível, é a estação ferroviária mais alta da Europa, que possibilita aos visitantes a observação de vistas deslumbrantes das geleiras alpinas. O Ice Palace, palácio feito de corredores e esculturas de gelo e que fica a 20 metros abaixo da superfície da geleira, é uma das atrações do local, que conta ainda com o Alpine Sensation, que retrata a história do desenvolvimento turístico dos Alpes por meio de uma experiência interativa. Já o Sphinx Hall, onde está localizado um observatório, possibilita a vista em 360º de países próximos, como França, Alemanha e Itália.
Lindt Swiss Chocolate Heaven
Aberta o ano todo, a Jungfraujoch – Top of Europe recentemente ganhou um reforço delicioso. Em julho de 2014, o tenista Roger Federer esteve presente na inauguração da Lindt Swiss Chocolate Heaven, a loja de chocolate mais alta do mundo, a 3.454 metros. O estabelecimento não apenas vende as delícias da marca em um ambiente superexclusivo como também possibilita um mergulho no universo da guloseima – dá para descobrir como funciona desde a extração do cacau até a produção da mundialmente famosa trufa Lindor. Há até um chef virtual – Lindt Maître de Chocolatier – para mostrar como uma barra de chocolate é feita. Saiba mais detalhes em http://chocolateheaven.lindt.com/.

Restaurante panorâmico de Harder Kulm
Localizado na montanha símbolo de Interlaken, a apenas 10 minutos de funicular do centro da cidade de Interlaken e a 1.332 metros de altura, o restaurante The Harder Kulm ficará aberto pela primeira vez em sua história também à noite, até 21h30, entre 25 de abril e 25 de outubro de 2015. De lá se tem uma vista incrível das montanhas de Eiger, Mönch e Jungfrau, assim como dos lagos Thun e Brienz. O estabelecimento tem em seu menu carnes, massas, sopas e opções vegetarianas.
Mais informações em http://www.jungfrau.ch/en/sommer/tourism/destinations/harder-kulm/panorama-restaurant/.

SnowpenAir
A 18ª edição do Snowpenair, o mais alto festival de música ao ar livre do mundo, está marcada para o dia 11 de abril, em Kleine Scheidegg, encerrando a temporada 2014/2015 de inverno no Hemisfério Norte. Neste ano, a estrela principal do show será a italiana Laura Pausini. A Major B., banda local suíça conhecida por mesclar diferentes estilos e apresentar um show dançante, e a Krokus, formação de power rock que possui mais de 40 anos de estrada e já vendeu 14 milhões de discos em todo o mundo, também sobem ao palco. Detalhes no link http://www.jungfrau.ch/tourismus/news-events/snowpenair-2015/programm/.

Snowpenair: programa para os fãs da boa música

Snowpenair: programa para os fãs da boa música

The Caran D’Ache of Picasso
A partir do dia 31 de maio o museu Kunsthaus de Interlaken abrirá para o público a exposição “The Caran D’Ache of Picasso”. A mostra, que fica em cartaz até 31 de agosto, revela o mundo íntimo dos desenhos de Pablo Picasso (1881-1973) por meio de recortes de papel, gravuras e litografias. A maior parte dos trabalhos originais será mostrada pela primeira vez para o público. Para mais informações acesse www.interlakentourism.ch e http://bit.ly/142SPNg.

Lake Thun Festival
O tradicional festival Lake Thun tem apresentado musicais de todo o mundo há 12 anos. Em 2015, de 8 de julho a 22 de agosto, será a vez do clássico “Romeu e Julieta”, a mais famosa história de amor de todos os tempos. Rock e baladas apaixonadas fazem parte da trilha sonora. Saiba mais em http://www.thunersee.ch/en/home/experience-lake-thun/winter-sports-and-adventure/paragliding-and-hang-gliding/lake-thun-festival.html.

Aniversário de 150 anos do Victoria-Jungfrau Grand Hotel & Spa
O icônico e mais luxuoso hotel da cidade de Interlaken comemorará seus 150 anos relembrando sua história e de todas as pessoas que fizeram parte dela. Outras atividades que farão parte do aniversário são bailes em julho e novembro, uma retrospectiva gastronômica no restaurante La Terrasse e promoções de hospedagem. Haverá ainda traslados especiais de junho a agosto a partir da estação ferroviária Interlaken Ost, uma das duas que ligam Interlaken ao restante da Suíça, em uma verdadeira oportunidade de voltar aos anos 30, já que o trajeto será feito em um ônibus Chevrolet construído especialmente para o hotel e restaurado entre 1989 e 1992.
Mais informações em http://www.vjc-promo.ch/en/vj-150-jubilaum/around-the-anniversary/.

Mountainsurf Watersport Center
Para os amantes dos esportes, o Mountainsurf Watersport Center oferece várias opções no lago Thun, entre elas Stand Up Paddle, wakeboard e wakesurf, além de alugar caiaques e barcos a remo, e realizar passeios panorâmicos. Detalhes no site http://www.mountainsurf.ch/en/.

Interlaken Classics
Criado em 1960, o evento Interlaken Classics está entre os mais antigos festivais de música da Suíça. Neste ano ocorre de 28 de março a 31 de maio e apresenta uma série de concertos. Atualmente, a iniciativa está focada na promoção de jovens talentos.
Confira a programação no link http://interlaken-classics.ch/en/Veranstaltungen/Concerts-2013.

Lojas do grupo Kirchhofer
Instaladas na região de Interlaken, as lojas do Grupo Kirchhofer estão entre as preferidas dos visitantes, já que reúnem tradição e marcas exclusivas de relógios e bolsas, entre outros produtos, e são sinônimos de sofisticação e ótimo atendimento. A rede é composta por sete unidades, sendo quatro localizadas na cidade de Interlaken e as demais em Jungfraujoch – Top of Europe, Brienz e Grindelwald. A primeira delas foi fundada em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. As lojas ficam abertas 365 dias por ano e contam com uma equipe preparada para atender aos clientes em mais de 30 idiomas (inclusive em português). Saiba mais no site www.kirchhofer.com.

 

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle