Robô de companhia na CES 2017

Panasonic apresenta robô que imita movimentos humanos e consegue se comunicar de forma natural com pessoas

A Panasonic desenvolveu um robô de “companhia” com movimentos humanos e capacidade de comunicação. O robô, ainda um protótipo, estará no estande da Panasonic na CES 2017, em Las Vegas. A maior feira de tecnologia do mundo ocorre de 5 a 8 de janeiro, no LVCC Central Hall.

robo-panasonic-siteO robô tem um formato parecido ao de uma casca de ovo, que, quando aberta, revela um projetor embutido. O robô se move para frente e para trás, para cima e para baixo. Seus recursos e sua destreza têm o objetivo de imitar movimentos humanos e inspirar as pessoas a interagirem com ele. Toda essa agilidade é possível graças à tecnologia de servo controle, desenvolvida pela Panasonic. O aparelho tem o tamanho de um liquidificador comum. Veja um vídeo do robô em movimento:

Além disso, a voz do robô aumenta a sensação de realidade. A voz e o projetor embutido trabalham juntos para criar uma comunicação natural que estimula o apego do proprietário. O robô é equipado com função Wi-Fi que acessa tecnologia de processamento de linguagem natural baseada em inteligência artificial. Isso permite que se comunique de maneira clara e amigável.

O robô consegue acessar e usar dados da nuvem e se comunicar com outros robôs em locais diferentes. Graças ao projetor embutido, o robô pode ser usado para aprendizado à distância e outros propósitos.

“Este teste é uma extensão das inovações da Panasonic em robótica, que incluem soluções de bateria e energia, visão, sensores, soluções de navegação e controle de movimentos em um design novo e atraente. Um esforço da Panasonic para demonstrar serviços de rede com interface amigável. Na CES, estamos exibindo este robô para obter feedback sobre seus recursos e funções”, disse TakahiroIijima, diretor do escritório de estratégia de design da Panasonic na América do Norte.

A Panasonic entrou com pedido de patente ou registro de design nos EUA e outras partes do mundo.