Verão multicultural em Edimburgo

Está com tempo de sobra de férias no Reino Unido? Então, a boa pedida é receber um banho de cultura na Escócia, especificamente em sua capital. Mais de um milhão de pessoas devem visitar até o final do mês a bela Edimburgo, capital escocesa, para seu histórico Festival Internacional, com grandes concertos, óperas e balés, apresentados nos palcos principais da cidade por mais de 2.400 artistas da Escócia e outras 42 nações.

A Royal Scottish National Orchestra abriu o histórico festival

A Royal Scottish National Orchestra abriu o histórico festival

É o mais concorrido evento do verão europeu porque é realizado junto com outros 11 festivais – de teatro, literatura, jazz, cinema, artes plásticas, dentre outros – reunindo mais de 25 mil artistas e profissionais e gerando mais de 260 milhões de libras para a economia escocesa, além de 5.242 empregos full-time a cada ano.  Tive a honra de participar semanas atrás da abertura do festival principal, no imponente teatro Usher Hall, com apresentação de concerto da famosa Royal Scottish National Orchestra, regida pelo compositor e maestro Oliver Knussen – um dos mais respeitados da música clássica britânica.

Noites agitadas nas ruas de Edimburgo, com direito a fogos de artifício

Noites agitadas nas ruas de Edimburgo, com direito a fogos de artifício

Mas não é só a música erudita que domina a cidade nesse verão. Andando pelas ruas principais – muitas delas fechadas para os veículos – os visitantes se deparam e se divertem com artistas das mais diferentes tribos – até bizarras – que fazem tudo para chamar a atenção e divugar seus espetáculos teatrais e musicais, realizados até nas igrejas seculares de Edimburgo.

Ruas fechadas para o público interagir com os artistas

Ruas fechadas para o público interagir com os artistas

Outro festival famoso que divide as atenções dos visitantes é o Edinburgh Festival Fringe que,  apesar de ser criado historicamente após o festival principal, é o maior evento de artes cênicas do mundo e oferece este ano 49.497 performances de 3.193 espetáculos diferentes (comédia, música, teatro etc) em 299 locações da cidade.

Uma cidade que respira cultura

Uma cidade que respira cultura

edimburgo-ruas2 edimburgo-ruas3 edimburgo-ruas4 edimburgo-ruas5 edimburgo-ruas6 edimburgo-ruas7
edimburgo-ruas9

Se você é uma das pessoas sortudas que está perto de Edimburgo até o fim do mês, acesse o site dos festivais para tentar um ingresso em http://www.eif.co.uk

Fernando Porto é jornalista, escritor, terapeuta e editor da Agência Porto de Notícias, que oferece um conteúdo jornalístico diferenciado para o público de cultura, viagens, saúde e lifestyle